terça-feira, 6 de novembro de 2007

O Papel da História no Racismo


O racismo é um dos grandes problemas da sociedade, desde que um povo desenvolveu-se mais do que outro. Temos uma historia manchada pelo sangue, pela dor, pela tortura. Mesmo que muitos afirmem um mundo de igualdade, e sejam audaciosos a ponto de dizer que essas torturas não mais existem, é impossível negar o que vemos de forma minuciosa em nosso cotidiano. Do mesmo modo, também é impossível apagar a história e negar suas conseqüências .

Um bom exemplo da influencia histórica no racismo atual pode ser notificada aqui mesmo, em nosso continente. Enquanto nos Estados Unidos os negros sofrem pela segregação racial, muito forte no país, no Brasil, eles já se deparam com uma situação de miscigenação,de mistura, o que pode ser muito mais confortável .Para entender esta situação, é preciso buscar a raiz cultural destes países.Enquanto o Brasil foi- a princípio- uma colônia de exploração, muitos negros vieram para cá para trabalhar. Somando a população negra à indígena já presente no Brasil, temos um grande número de pessoas de cor no país, contrastando com o número reduzido de brancos.

Diante disso, era inevitável uma mistura entre brancos (dominantes) e negros (dominados). Muitos senhores de escravos envolveram-se sexualmente com índias e negras, dando origem a mestiços. Estes, por sua vez, foram se tornando cada vez mais comuns e, consequentemente,
a sociedade foi se acostumando a eles.
Por outro lado, a história dos Estados Unidos é completamente oposta. Foi uma colônia de povoamento, sendo colonizada principalmente por Ingleses, preocupados em construir um novo lar.

O casamento entre brancos e negros é uma situação raríssima entre os norte-americanos, enquanto no Brasil, é altamente popular.Podemos concluir que o racismo nos Estados Unidos ocorre de forma explícita, enquanto no Brasil ocorre de forma implícita, o que de modo algum denota a sua inexistência.

Por: Thuane Retke 2ª ano I

10 comentários:

Anônimo disse...

Diferentes sociedades encararam e encaram o racismo de formas diferentes. Pode ser comum para muitas pessoas, pensarem que o racismo e a discriminação são eminentes a natureza humana. Contudo isso não passa de um grave engano.

Conhecendo o Racismo em seu caráter histórico percebemos que ele está presente em vários momentos,em grandes projetos de civilizações, como no caço do império romano, turco, nazista entre outros. Contudo ao analisarmos a fundo a situação, percebemos que por de traz desse racismo, sempre existe algum outro elemento, geralmente de ordem política ou econômica, ou apenas uma espécie de exercício de poder.

Tomamos o caso do racismo nos Estados Unidos, que como escreveu a Thuane, é extremamente segregacionista, devido a sua história de colonização, enquanto no Brasil o racismo sempre esteve pressente, porém de uma forma não tão explicita conhecida como "cordial", devido justamente a sua colonização.

obs: Se é que Racismo e Discriminação podem ser coisas cordiais.

Anônimo disse...

O racismo já nasce presente na sociedade,ele nasce no nosso sangue ele só cresce com nós, se nós alimentar esse sentimento que no caso é o Racismo,(:
Cada cidadão tem seu direito na sociedade,

Mesmo sendo negro ou pobre são humano, e necessitam de respeito como qualquer outro ser humano (:

-Saca só se você um negro ou pobre,você não gostaria com certeza de receber nenhuma agressão física ou sentimental, por causa de sua pele ou classe social
lembre-se: Todos vivem no mesmo mundo,todos merecem o respeito devido (:

Comece por você, faça a diferença.

Anônimo disse...

Para nós o preconceito é muita injustiça pois quem sofre pelo racismo é sempre injustiçado sem razão, algumas pessoas julgam as diversas raças só porque alguns tem tons diferentes, ou cores,religião...

Acho que isso não deveria acontecer, pois todos somos iguais independente do que somos...

O preconceito as vezes atrapalha a vida dessas pessoas pois são discriminadas e muitas vezes não conseguem emprego ou qualquer outro tipo de coisa.
Além disso o preconceito trás violência, mortes, e muitas coisas prejudiciais...

Pessoas que tem preconceito não são pessoas, são racistas...

Anônimo disse...

É UMA VERGONHA DESCRIMINAR UMA PESSOA
COM APENAS COR DIFERENTE, MUITOS NEGROS ENTRAM NAS DROGAS POR NÃO RECEBEREM EMPREGO, E O RACISMO JÁ EXISTE MUITO TEMPO E ESPERO QUE COMECE MELHORAR A VIDA DE UM NEGRO POR QUE TODO SER HUMANO TEM DIREITO IGUAIS.

Anônimo disse...

Bem o racismo é um caso muito complicado,porque muitas pessoas tem muita raiva de negros, mais não deveria ser assim porque todos somos iguais.está na hora da sociedade acorda e perceber que por fora nós somos diferentes mais por dentro nós somos iguais,e isso tudo está acontecendo porque algumas pessoas tirarão os negros da sua terra
e botaram eles pra trabalha em suas fazendas.

Anônimo disse...

O racismo ainda é algo a ser discutida. No texto da Thuane ela fala sobre o racismo do Brasil e dos E.U.A ; Enquanto no Brasil sempre o racismo esteve presente mais de uma forma mais amena,nos E.U.A é mais comum por causa da da sua colonização.O racismo ainda tem que ser muito discutido pois é um assunto grave por que nó somos todos iguais independente de cor ou de raça

Anônimo disse...

Neste texto mostra a realidade no mundo atual, sobre o racismo.
Algumas pessoas(racistas), acham que o racismo é algo normal na sociedade que vivemos, mas os negros se sentem ofendidos e magoados. Não se sentem nem um pouco satisfeitos com as atitudes de algumas pessoas.

Porque o racismo ainda existe em muitos lugares do mundo principalmente no Estados Unidos onde os brancos são os que governam e os negros são os trabalhadores e escravos.

Mas não existe só o racismo dos brancos contra os negros, existem também o racismo dos negros contra os branco e os negros contra sua própria cor.

Nós achamos que no mundo onde vivemos todo mundo é igual, ou seja, todo mundo tem o seu direito. Mas nem todas as pessoas tem essa opinião.

Este texto esta de parabéns mostra que há pessoas que acreditam que os negros tem seus direitos e o direito de viver feliz como qualquer outra pessoa.

Então uma pessoa que tem bons modos e que acredite em um mundo melhor, acredite que os negros são as pessoas mais importantes do mundo, porque sem eles talvez o mundo não seria nada.

Anônimo disse...

O racismo é uma vergonha para o mundo,pois ele está presente no mundo todo.Aqui no Brasil não é de menos,quase todos as pessoas são preconceituosas mas tem algumas que não são.

Anônimo disse...

Quando as pessoas falam em racismo logo pensamos em algum tipo de ofensa dada a uma pessoa negra,mas muitas vezes o racismo fica dentro da pessoa,ou seja ele é executado em cilencio,quando comprimentam uma pessoa negra ficam com certo receio escondido dentro dela.Mas se depender da educação nos todos vamos mudar esta historia.

adilson richartz- o cantor disse...

mtu bm esse texto,pois retrata a realidade mundial
o racismo